Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

5 detalhes importantes em um hotel para idosos no Brasil

5 detalhes importantes em um hotel para idosos no Brasil


Faz muito tempo que a equipe da Trivago Magazine recebe mensagens de leitores perguntando sobre viagens na Terceira Idade, como se planejar e qual o melhor tipo de hotel para idosos. Por isso, decidimos consultar quem entende do assunto e tivemos o privilégio de conhecer o Guilherme Gargantini, de 78 anos, criador do blog Divertidosos. Com um carisma incrível, ele nos revelou as 5 coisas que não podem faltar para idosos em um hotel. E para cada dica, sugerimos uma opção de onde se hospedar no Brasil.


Guilherme Gargantini, de 78 anos, é um senhor com alma de jovem. Inspirado pela ideia de inserir idosos no mundo digital, criou o site Divertidosos, onde escreve sobre temas que variam de saúda a diversão na Terceira Idade. Carismático e cheio de energia, acredita que "idoso é um cara que tem rugas de felicidade".


Quais são suas dicas, Guilherme?


Perguntaram ao Divertidosos como seria um hotel ideal para a nossa turma da Terceira Idade (ou "Última Infância", como preferimos chamá-la). Não é porque somos idosos que queremos ficar em casa – muito pelo contrário, viajar é preciso!


Porém, apesar de termos espírito jovem aventureiro, a nossa idade requer alguns cuidados e detalhes importantes. Detalhes estes que todo hotel deve levar em consideração para nos atender da melhor forma – afinal, somos exigentes. Veja minha lista de 5 detalhes essenciais abaixo.


1. O hotel deve ser pet-friendly

Para viajar com os nossos companheiros de estimação

Um bom hotel para a Terceira Idade tem que ser "bom para cachorro" – no chique jargão usado ultimamente, "pet-friendly". O local deve oferecer água fresca para nossos amiguinhos, além de uma cama especial no quarto do hóspede, local para brincadeiras e um cardápio específico – e saboroso – para o pet. Neste sentido, um petisco também é uma boa ideia!


Pousada Pé na Terra Brotas SP



A Pousada Pé na Terra, que fica em Brotas, a 3 horas de São Paulo, não só aceita como também adora cachorrinhos. Em meio à natureza exuberante do destino, eles oferecem pacotes para idosos, dos mais tranquilos àqueles mais radicais. Veja as senhoras aventureiras de rafting nesta reportagem. Localizada a apenas 800m do centrinho de Brotas, a pousada se destaca com café da manhã ao ar livre, fogueira à noite e restaurante com comida fresquinha de fazenda.


2. O hotel deve ter acessibilidade para evitarmos sufocos na hora de se locomover

A acessibilidade é outro ponto muitíssimo importante: como disse antes, somos jovens de espírito, mas o corpo pesa com a idade. E para oferecer um conforto semelhante ao que encontramos em nossos lares, o hotel precisa ter uma acessibilidade de respeito, com os itens abaixo:


  • Corrimões e barras de apoio nos quartos e banheiros.
  • Assentos elevados nos toaletes.
  • Elevador e rampas de acesso.
  • Equipe médica (ou ambulatório) disponível.
  • Cadeira de rodas, andador ou bengala – para casos de necessidade.


Termas de Jurema Eco Resort Iretama PR


O Termas de Jurema Eco Resort, em Iretama (PR), cobre todos os pontos mencionados pelo Divertidosos no quesito acessibilidade. Além disso, a maioria dos quartos fica no térreo, e a equipe de reservas sempre faz o possível para acomodar idosos por ali. Famoso por suas águas termais, o resort conta com quatro piscinas quentes e frias – duas cobertas e duas ao ar livre. E por receber diversos grupos de idosos, o resort prepara programação recreativa específica para este público, com passeios, brincadeiras, teatro, cinema e até baile à noite!


3. O hotel deve ter um "espaço sênior digital"

Para termos contato fácil com a nossa família

Em tempos de alta tecnologia, acredito que um bom hotel para a Terceira Idade tem que ter um espaço sênior digital com acesso à internet. É também muito importante que o local conte com monitores que possam ajudar o idoso a se comunicar com seus familiares pelo Skype, Whatsapp ou qualquer outra ferramenta. E se o monitor for bacana, pode até dar dicas de como fazer uma boa "selfie" e publicar nas redes sociais, registrando assim que o idoso está curtindo bastante as férias.


Salinas Maceió Alagoas


Não é raro encontrar comentários de hóspedes do resort all-inclusive Salinas Maceió sobre o bom humor e sorriso no rosto dos funcionários. Localizado na capital alagoana, a apenas uma hora do aeroporto, o resort fica quase dentro da praia. Todas as refeições, atividades e bebidas são inclusas no valor da hospedagem – um luxo. Com todo este cenário paradisíaco e uma equipe mais do que simpática, é o resort ideal para aprender a tirar as melhores "selfies" e mostrar para a família que está numa boa.


4. O hotel deve ter atendimento carinhoso

Para nos sentirmos bem recebidos e em casa

A receptividade e o atendimento à nossa turma, devem ser especiais: com menos formalidade, mais carinho e atenção, transmitindo a sensação do aconchego do nosso lar.


O Cláudio Mello, do portal Avovó, é ainda mais específico: "os idosos gostam de ser chamados pelos seus nomes e com delicadeza. Um sorriso e um abraço fazem a diferença, pois um bom tratamento aumenta a possibilidade de retorno ao hotel e de referência aos amigos".


Hotel Ritta Höppner Gramado RS


Em termos de atendimento, o premiadíssimo Hotel Rita Höppner, em Gramado (RS), é campeão. Vencedor nas categorias 4 estrelas e Melhor Quarto do trivago Awards, o hotel conquista os hóspedes na forma de tratá-los no dia a dia. Em uma rápida lida em relatos, vemos frases como "os funcionários claramente gostam do que fazem" ou "você se sente um verdadeiro rei". Fica a 1 km do centro de Gramado em uma belíssima região onde relaxar é lei – ótimo para idosos.


5. O hotel deve ter descontos para grupos

Para incentivar que levemos junto nossos amigos

Sabendo da disponibilidade de tempo que temos para viajar durante a semana, um bom hotel para a Terceira Idade deve ter preços promocionais para grupos de idosos de segunda à sexta-feira, pois viajar em grupo é maravilhoso e divertido! Esses grupos de idosos podem optar por várias atividades: canto, ginástica, dança de salão, jogos de baralho… e todas essas atividades podem oferecer descontos para incentivar os grupos a participarem.


Vila Galé Eco Resort Angra RJ


O Vila Galé Eco Resort de Angra, em Angra dos Reis (RJ), oferece um cardápio de atividades para grupos de Terceira Idade – a partir de 15 apartamentos. Basta reservar pelo trivago e ligar para o setor de reservas do hotel para confirmar que está em grupo. Dentre as opções de atividades estão karaokê, música ao vivo, caminhadas, bares temáticos e brincadeiras na piscina. E para quem vem da capital carioca, o hotel indica uma empresa parceira, a Angra Way, para traslado – uma viagem de duas horas e meia.

Fonte: Trivago Magazine