Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
7 coisas que se tornam melhores depois da terceira idade | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

7 coisas que se tornam melhores depois da terceira idade

7 coisas que se tornam melhores depois da terceira idade


Envelhecer não é ruim! Confira 7 situações que só a velhice pode proporcionar às pessoas


Os cabelos brancos e as rugas no rosto denunciam: o tempo segue implacável com as pessoas. Quem era considerado jovem ontem, pode ser apontado como o idoso do amanhã e passar a conviver com uma série de limitações no dia a dia. 


Os problemas de saúde, as dificuldades naturais de locomoção e até mesmo o preconceito por parte dos mais novos fazem parte da rotina daqueles que já entraram na conhecida "terceira idade", normalmente depois dos 60 anos. 


Mas a tendência é que, cada vez mais, os idosos ganhem espaço nas cidades e no ambiente familiar. Segundo levantamento da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE, hoje já existem 30,2 milhões de pessoas consideradas idosas e velhas. 


Entretanto, nem tudo é ruim com a velhice. Há diferentes habilidades que são potencializadas justamente com os anos. Aprendemos a aceitar mudanças e temos mais capacidade de adaptação a novas demandas. 


Confira uma lista de sete situações que melhoram com o passar do tempo e que nos transformam em idosos com mais respeito e menos problemas. 


1 – Resiliência e a arte de se adaptar 


 


A velhice traz sabedoria não só para enfrentar os novos desafios da vida, mas também para se adaptar a esta nova realidade. As mudanças nesta idade, nem sempre positivas, são menos sentidas do que as que acontecem na juventude. 


A isso damos o nome de resiliência, ou seja, a capacidade de aceitar os contratempos e seguir em frente. A terceira idade consegue lidar melhor com o estresse, desilusões, perdas e outros sentimentos que nos afetavam demais na juventude. 


2 – Felicidade

 


Como lidamos melhor com as mudanças na terceira idade, logo as pessoas mais velhas tendem a ser mais felizes do que as jovens. Afinal, poucas coisas irão nos estressar a ponto de ficarmos bravos ou chateados com algo. 


É uma situação confirmada cientificamente. Pesquisa da Universidade de Columbia mostra que o índice de felicidade de uma pessoa tende a aumentar após os 50 anos, atingindo os mesmos níveis registrados antes da adolescência. 


3 – Maturidade e o autoconhecimento 


 

A maturidade não depende apenas da idade, mas o passar dos anos influencia a forma como enxergamos o mundo e lidamos com os nossos afazeres. Nos tornamos mais responsáveis e maduros diante dos problemas. 


Isso acontece porque deixamos de lado a busca impossível de tentar obter muito conhecimento e focamos no que realmente importa: entender nossas habilidades e limitações e tomar decisões com mais eficácia. 


4 – Trabalho e resolução de problemas 




Ao entender e reconhecer nossos talentos e limitações, conseguimos pensar de forma assertiva e focado apenas na resolução. Isso faz com que pessoas da terceira idade consigam ser excelentes consultores no mercado de trabalho. 


Além disso, enquanto que na juventude nós ainda não temos noção de todas as responsabilidades da vida adulta, na velhice já conhecemos como a vida funciona e nos portamos com mais responsabilidade no dia a dia. 


5 – Paciência

 



É uma característica clássica dos idosos. Enquanto os adolescentes são temperamentais e explosivos, naturalmente questionadores, essa faixa etária é bem mais paciente e dedicada a prestar atenção e a ouvir os demais. 


A paciência não depende apenas da idade, evidentemente, mas é inegável que o autoconhecimento e a experiência fazem com os mais velhos se portem com mais calma e tranquilidade diante das adversidades. 


6 – Amizades verdadeiras 

 



Durante a adolescência e o início da vida adulta, uma pessoa pode conviver com diferentes indivíduos: colegas de trabalho em diferentes locais, conhecidos de infância, da faculdade, academia, etc. São tantos que ele ela nem consegue se recordar de todas algum tempo depois. 


Na terceira idade, porém, a situação é inversa. Os mais velhos possuem um sentimento maior de reconhecimento e valorização dessas relações. Eles aprofundam suas amizades conforme o tempo avança.


7 – Vida sexual


 


O senso comum acredita que o ápice da vida sexual é na juventude, com toda a potência e vigor típico da idade. Não bastasse isso, muitos enxergam as pessoas mais velhas como seres com pouco ou nenhum desejo. 


Na verdade, não faltam estudos que mostram que o sexo melhora justamente com o passar dos anos. Quanto mais velhos, mais satisfeitos ficamos com o nosso desempenho – graças à confiança e entrega ao parceiro. 


Envelheça com saúde


A terceira idade ‘esconde’ diversas situações interessantes, mas também tem segredos escondidos. É preciso cuidar do corpo para conseguir chegar à velhice e, porque não, prolongar essa fase da vida. 


Não é porque a pessoa consegue se adaptar de forma mais natural que ela pode simplesmente ignorar dicas de saúde. Dietas e exercícios físicos regulares devem ser feitos regularmente para que doenças típicas da faixa etária não apareçam antes. 


Uma alternativa à atividade física tradicional pode ser observada com a academia da terceira idade, fixada em parques e espaços públicos e que contém a infraestrutura necessária para os idosos praticarem esporte e ganharem saúde. 



Fonte: Ginast