Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Benefícios de atividades ao ar livre | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Benefícios de atividades ao ar livre

Benefícios de atividades ao ar livre


Benefícios de estar fora para os idosos


Pesquisadores do mundialmente renomado instituto de pesquisa da Universidade de East Anglia recentemente conduziram um estudo envolvendo 140  diferentes 20 países (incluindo o Reino Unido, EUA, Espanha, França, Alemanha, Austrália e Japão). Esses estudos envolveram 290 milhões de pessoas.


Sua conclusão como relatado no ScienceDaily.com foi… "... revela que a exposição ao espaço verde reduz o risco de diabetes tipo II, doença cardiovascular, morte prematura, parto prematuro, estresse e pressão alta".


Honestamente, não importa a idade - os benefícios de estar ao ar livre são exponenciais.

Mas também quero enfatizar a importância de usar cautela quando estiver ao ar livre - isso é especialmente verdadeiro para os idosos.


Alguns fatores de segurança a considerar são:


- Um protetor solar de boa qualidade em toda a pele exposta quando você vai ao ar livre. Isso é mais importante para os idosos simplesmente porque sua pele é mais fina e delicada.

- Alguns medicamentos podem tornar seu corpo mais sensível ao sol e ao calor. Existem 10 tipos diferentes de medicamentos que podem aumentar sua sensibilidade ao sol. (Esta lista é da newsletter online da Harvard Medical School):

a) antibióticos, 

b) medicamentos contra o câncer

c) descongestionantes e anti-histamínicos mais antigos

d) medicamentos para diabetes

e) diuréticos

f) medicamentos cardiovasculares

g) hormônios

h) drogas para condições de pele

i) analgésicos

j) drogas psiquiátricas


- Para idosos com problemas de mobilidade, é importante usar os tipos corretos de auxiliares de mobilidade para torná-lo o mais seguro possível.


Então, agora que eu lhe dei as precauções, vamos ver os maravilhosos benefícios que os adultos mais velhos podem obter do lado de fora.


A lista de benefícios inclui:


Boa e velha Vitamina D - é difícil falar sobre os grandes benefícios de estar ao ar livre sem mencionar o fato de que você recebe uma boa dose de vitamina D do sol.


Exercício - para idosos que são móveis - o aumento do nível de atividade durante a caminhada, tendendo para o jardim, etc, proporciona algum tipo de exercício maravilhoso, de baixo impacto e geralmente muito seguro.


Sistema imunológico mais forte - estudos demonstraram que estar ao ar livre aumenta nosso sistema imunológico geral. Clique aqui para ler um estudo no Japão sobre "Forest Bathing" e seus efeitos.


Engajamento humano - não é dizer que toda vez que você for ao ar livre, você se envolverá com outros seres humanos (eu ando 45 minutos a maior parte do dia e raramente converso com alguém durante a minha caminhada). Mas, sair de casa, especialmente para áreas que incluem muitas outras, aumenta suas chances de saudar amigos, vizinhos e conhecer outras pessoas.


Melhor dormir - é bem sabido que, se você se exercita durante o dia, geralmente dormirá melhor à noite.


Impulsão mental e espiritual - muitos idosos caem em uma rotina fazendo as mesmas rotinas dia após dia. Como resultado, a depressão e a ansiedade podem surgir sem que elas percebam.


Quais atividades ao ar livre são boas para os idosos?


Os tipos de atividades ao ar livre que qualquer adulto mais idoso faria dependeriam muito de suas habilidades físicas e cognitivas. Obviamente, alguém que tem muita dificuldade em andar acharia quase impossível jogar golfe ou caminhar na praia com um detector de metais.


Metal Detecting - quando eu morava no sul da Flórida e visitava a praia, sempre via pelo menos uma pessoa com um detector de metais. É um tipo de atividade muito fácil e de baixo impacto que pode mantê-lo ao ar livre por algumas horas e esperamos que você encontre algo muito valioso!


Caminhar - minha mãe de 97 anos ainda anda todos os dias por pelo menos 15 minutos. É uma atividade tão fácil que pode ser feita sozinha ou com outras pessoas.


Jardinagem - esta é uma ótima atividade para muitos adultos mais velhos - mesmo se você mora em um condomínio, você ainda pode ter um jardim usando recipientes. Eu escrevi um artigo sobre dicas de jardinagem segura para idosos, então confira se você estiver interessado em participar desta atividade.


Pesca - outra atividade divertida para adultos mais velhos (especialmente homens eu acho) é a pesca. Se você tiver a sorte de morar perto de um curso d`água onde possa pescar, essa é uma maneira fácil de passar algumas horas ao ar livre.


Golfe - há muitos campos de golfe em todos os lugares, públicos e privados. Se você está interessado neste esporte e, melhor ainda, se tiver a sorte de morar em uma comunidade que oferece um campo de golfe, aproveite-o.


Fotografia - antes de meu marido falecer ele estava começando um hobby de fotografia (ele era muito bom nisso). É uma ótima maneira de explorar lugares e sua criatividade também.


Eventos ao ar livre - durante a primavera, verão e outono, a maioria das comunidades oferece eventos ao ar livre, como shows, festivais, feiras de agricultores, etc.


Atividades ao ar livre para idosos em cadeiras de rodas


Os adultos mais velhos em cadeiras de rodas podem certamente desfrutar dos muitos benefícios de estar ao ar livre.


Compras internas - lugares como shoppings, mercados de pulgas indoor, mercados de agricultores, mercearias especializadas, lojas de festa, etc. Eles são todos excelentes lugares para ir. Há muito para ver e é muito fácil passar pelo menos uma hora navegando na loja.


Jantar e entretenimento - indo a cafés, restaurantes, cinemas, bem como teatro ao vivo é uma ótima maneira de sair de casa. E se você tiver a sorte de morar perto de uma cidade que ofereça teatro ao vivo ao ar livre (sei que minha pequena cidade faz isso), então você poderá aproveitar o espetáculo e aproveitar o benefício de estar do lado de fora!


Doca de pesca - para quem gosta de pescar, fazê-lo de uma cadeira de rodas pode, por vezes, ser difícil, mas se você pode fazê-lo a partir de uma doca onde o chão é bastante plano, então é certamente factível.


Star watching - ok, então você não terá o benefício da vitamina D com esta atividade, mas você não terá que se preocupar com queimaduras solares também! Montar um telescópio para observar estrelas é uma atividade maravilhosa para qualquer um que possa estar interessado nesse ótimo passatempo.


Atividades ao ar livre para idosos com demência


Demência e Alzheimer são muito difíceis, especialmente para os cuidadores. E porque há tantos níveis diferentes de demência - é difícil descobrir quais atividades são seguras para fazer com essa pessoa.


Segurança - Em primeiro lugar, certifique-se de que o que você faz é seguro. Certifique-se de não deixar essa pessoa em paz (não quero que ela fique vagando), certifique-se de manter itens pequenos longe deles (no caso de eles tentarem comer) e certifique-se de evitar o tipo de ambiente físico que poderia aumentar suas chances de cair.


Fazendas de animais de estimação - sempre foi muito bem conhecido que os animais são muito terapêuticos para qualquer pessoa que sofra de qualquer forma de demência. Visitando fazendas de animais e lojas de animais é uma excelente atividade para fazer com seu amado sênior. E para esse assunto, visitar amigos que têm animais de estimação!


Jardinagem - mais uma vez, a jardinagem surge como uma excelente atividade para idosos ao ar livre. Eu recomendaria mantê-lo pequeno para que a jardinagem em recipientes seja a melhor para adultos mais velhos com problemas cognitivos. Confira nossa lista de produtos recomendados para idosos que estão envolvidos em jardinagem.


Caminhadas - muitas vezes, alguém com demência é outra forma de boa saúde física. Nestes casos, a caminhada é uma excelente atividade ao ar livre, mas novamente, com cautela, como mencionei acima.



Tudo isso são apenas algumas idéias do que você pode fazer para sair e aproveitar os benefícios do ar fresco e do sol. Se você tiver outras ótimas ideias, sinta-se à vontade para compartilhá-las conosco. Se concordar, você as adicionará a essa lista!


Fonte: ESTHER KANE