Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

CORONAVÍRUS: 5 dicas para diminuir a ansiedade dos idosos na quarentena

CORONAVÍRUS: 5 dicas para diminuir a ansiedade dos idosos na quarentena


Devido à pandemia do Coronavírus/Covid-19,  o isolamento social se torna mais rígido e necessário ao grupo de idosos. É possível presenciar a preocupação de muitos familiares com a saúde mental dos mais velhos. Isso porque convencê-los de deixar alguns hábitos da rotina de lado, pode se mostrar uma tarefa bastante difícil. 


Qualquer mudança aplicada ao dia-a-dia dos mais velhos pode gerar conflito, por isso, é normal que neste momento diversos problemas psicossomáticos passem a se agravar, principalmente os quadros de ansiedade.


Sendo assim, separamos 5 dicas que vão te ajudar a manter os idosos saudáveis durante a quarentena.


Deixe ele escolher


De opções válidas dentro da atividade que precisa ser realizada e deixe o poder de escolha sob responsabilidade do idoso, isso o faz se sentir mais independente e capaz de realizar as demais tarefas com mais autonomia.


Por exemplo, se é necessário trocar de roupa por uma mais quente, deixe com que ele faça a escolha das peças.


Evite discórdias


Neste momento não é saudável para nenhuma das duas partes causar intrigas à todo o momento. Por isso, tente não debater por coisas pequenas, que não tenham tanta importância.


Garanta apenas as questões básicas da rotina, como: alimentação, higiene, medicação e segurança. O restante deixe o idoso mais à vontade para desenvolver


Rituais religiosos


Outra tarefa de extrema importância é tentar manter os costumes religiosos que gostam.


Atualmente existem muitos canais de tv com uma programação inteira voltada ao público de fiéis, assim como lives e transmissões pela internet. Basta encontrar a que mais agrada o idoso.


Crie alternativas diferentes


A criatividade deve ser utilizada com frequência durante essa época, seja para criar atividades de distração, como também para a alimentação. Busque criar receitas saudáveis, que chamem a atenção do seu familiar e o envolva no preparo sempre que possível. Será bom incentivo a se alimentar de forma adequada e saudável.


Pratique jardinagem


Qualquer atividade que envolva responsabilidade são benéficas para os mais velhos. Sendo assim, caso tenha um quintal na sua residência, faça um jardim e o deixe sob responsabilidade do familiar. Já aqueles que moram em apartamento uma opção são vasos de flores e temperos.


Fonte: Blog - Em Família Residencial Senior