Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Na terceira idade, fazer atividade física é questão de independência

Na terceira idade, fazer atividade física é questão de independência


A terceira idade pode ser cruel. O seu corpo não acompanha mais a cabeça, ou vice versa. Mas o que fazer para amenizar os prejuízos e continuar a levar uma vida saudável? A atividade física. A afirmação é do geriatra Rodrigo Serafim, do Hospital Copa D’Or.

- É inevitável que algumas mudanças aconteçam durante o processo de envelhecimento e a atividade física é a medida de prevenção mais eficaz para amenizar essas modificações do corpo. Esta prática resulta na independência do idoso, reduzindo o risco de queda e de complicações relacionadas a imobilidade (como trombose e feridas na pele), além de estimular a melhora cognitiva e da socialização que é importantíssima para a auto estima desses pacientes - diz o geriatra.

O ortopedista Michael Simoni diz que os 40 anos são uma idade crítica.

- Não existe atividade física ideal para a terceira idade. Qualquer exercício pode ser praticado por eles, desde que estejam preparados para isso. É preciso uma avaliação médica detalhada para descobrirmos o que o paciente gosta de fazer, pode fazer e deve fazer. Devemos respeitar a especificidade de cada indivíduo para que a prática esportiva ofereça prazer e benefícios para sua saúde. O ideal é que a partir dos 40 anos o paciente mantenha, ou inicie, um acompanhamento físico para fortalecimento e equilíbrio da musculatura do corpo, a fim de que alcance a melhor idade com qualidade de vida - diz o ortopedista.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE:

Melhora da performance cardiovascular;
Melhora a flexibilidade e a força muscular;
Prevenção de doenças cardíacas;
Ajuda no combate à depressão;
Prevenção da obesidade;
Redução dos riscos da osteoporose;
Diminuição das dores oriundas de inflações nos tendões, músculos e articulações;
Insere o idoso no meio social.

O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: O GLOBO - Blog