Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Envelhecendo com saúde em 3, 2, 1... | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Envelhecendo com saúde em 3, 2, 1...

Envelhecendo com saúde em 3, 2, 1...


Cada vez mais, a expectativa de vida cresce em todo o mundo, inclusive em nosso país. Mas qual o sentido de adicionar mais anos à vida se não é possível viver bem e de forma saudável? Todas as atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem no futuro e os hábitos saudáveis mostrarão seus frutos, principalmente na terceira idade, podendo transformá-la na melhor idade.

Todos sabem que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida. Entretanto, é possível preservar o bem-estar em cada fase, adotando cuidados com o corpo e a mente. Pesquisas na área da saúde têm demonstrado que o processo de envelhecer de forma saudável é dependente em 50% do estilo de vida. O restante é relativo ao meio ambiente e à carga genética. Isto mostra que, pelo menos, metade do envelhecimento depende do que nós fazemos com nossa própria vida ou do que deixamos de fazer.

Atualmente, os profissionais da área da saúde estão muito mais preocupados com a prevenção, que começa desde cedo e ocorre em diversas áreas. Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas:

Exercícios físicos regulares: a prática regular de exercícios proporciona mais disposição e previne o surgimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade, colesterol alto, entre outras. Além disso, os exercícios melhoram a condição cardiovascular e fortalecem a musculatura, o que previne fraturas, em casos das temidas quedas que ocorrem frequentemente com os idosos. Portanto, deixe a preguiça de lado e reúna uma turma de amigos para fazer caminhadas, dança, ginástica, pilates ou ir para a academia!

Mente ativa: a atividade intelectual funciona como uma fisioterapia mental. Ler um bom livro, aprender uma nova língua, assistir filmes e até conversar com amigos ajudam a manter viva a troca de experiências com o mundo. Ao fortalecer o cérebro, também se previne a perda de memória.

Otimismo sempre: a preocupação, o pessimismo e as tensões elevam a taxa de cortisol – o hormônio do estresse. E o estresse pode desencadear muitas doenças. Para afastar este e outros danos, o ideal é cultivar sempre pensamentos otimistas! Pratique meditação, yoga ou outras técnicas de relaxamento. E se você não se sente preparado para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, procure um psicólogo; este profissional pode lhe mostrar formas diferentes de perceber situações conflitantes.

Alimentação saudável: enriquecer a alimentação diária com grãos integrais, frutas, legumes e verduras é muito importante para a saúde. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto que as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas auxiliam a prevenir doenças do coração.

Dormir bem: a privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento do peso, até o envelhecimento precoce. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo. Por isso, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso à infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Para manter-se mais tranquilo e poder dormir melhor, utilize técnicas como a massoterapia, homeopatia e acupuntura. Estas técnicas são indicadas nos casos de insônia, ansiedade, depressão, estresse ou enxaqueca.

 

Cuidado com a coluna: ela é um bem muito valioso, pois abriga o sistema nervoso, que comanda todas as funções do nosso organismo. É recomendado que se mantenha uma boa postura para sentar, deitar e realizar suas atividades diárias, pois é a coluna vertebral que nos mantém em pé e permite nos locomovermos. Para cuidar da coluna e demais articulações, consulte um quiropraxista e associe exercícios físicos para manter uma boa postura.

Checkup: é extremamente importante realizar uma revisão da sua saúde. Este controle periódico realizado pelo médico serve para diagnósticos precoces e controle de doenças crônicas. Nesta fase da vida, mais que em qualquer outra, a prevenção faz toda a diferença. Todos podem envelhecer com qualidade, e a receita é simples: cultive seus amigos e familiares, faça atividade física regularmente, cuide da sua saúde, estimule sua memória e preze sempre por sua felicidade.



Fonte: Marina Reichert Costa, Quiropraxista - ABQ 660